sexta-feira, 2 de maio de 2008

OPERAÇÃO ROTAM

ROTAM DO CPRL APREENDE ARMAS DURANTE OPERAÇÃO "CIDADE SEGURA"
s da ROTAM do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) responsável pelo policiamento nas cidades de Sobradinho, Planaltina, São Sebastião e Paranoá, os moradores ficaram livres de marginais e armas de fogo apreendidos durante a operação "Cidade Segura" em Planaltina nos dias 14, 15 e 16 de março. As duas primeiras armas foram apreendidas por volta das 20h11 na quadra 17 conjunto I no dia 14 de ados à DCA com as armas apreendidas na noite.
Apreensão de armas em Planaltina:rotina dos Policias Militares da ROTAM-CPRL
us calibre 38, municiado com seis munições. Localizado após uma varredura feita pelos Policiais Militares no local, foi Levado para 31ª Delegacia de Polícia em Planaltina, o acusado foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Em Planaltina, condutor e carona de moto são presos em ação da ROTAM-CPRL.

s.
Operação Cidade Segura: ação para evitar assaltos em ônibus

eira Santos - Repórter Policial
ROTAM-CPRL)
Caso "Neném": na reta final
INVESTIGAÇÕES SOBRE A MORTE DO FUNCIONÁRIO DO TRT NA RETA FINAL: DOIS SUSPEITOS PRESOS

Corpo localizado pela ROTAM, trabalho da Perícia foi fundamental.


Da vítima
Agentes da 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho continuam trabalhando para encaixar as peças e montar o quebra-cabeça que formatará a figura completa na morte do funcionário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Herminegênio Rodrigues de Lacerda de 44 anos, morto com um tiro na cabeça na noite do dia 20 de março no Pólo de Cinema Sobradinho. Ele foi abordado por três homens quando estava dentro do carro com sua namorada no conjunto B da Quadra 7 de Sobradinho. Karla com quem namorava há pelo menos dez dias. Neném como era conhecido pelos amigos também era professor de musculação em uma academia na cidade, fato que contribuiu para que ele conquistasse muitas amizades, alegre e comunicativo desde tempos de escola, inclusive no antigo Colégio Dinâmico, localizado na Quadra Quatro de Sobradinho, onde terminou seu ensino básico.


O corpo do funcionário do TRT observado por militar da ROTAM.

O corpo de Herminegênio foi localizado por Policiais Militares do Grupo de Elite da Polícia Militar do Distrito Federal, Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) por volta das 6h da manhã dia 21 de março no Pólo de Cinema e Vídeo na cidade de Sobradinho, depois de várias buscas o corpo foi achado com marca de tiro na cabeça levantando suspeita de execução. O carro de Neném um Celta branco placas JGF1329DF, foi localizado pela ROTAM após ser deixado pelos autores na Quadra oito de Sobradinho próximo a uma casa abandonada segundo moradores, o local é usada por marginais para uso de entorpecentes. Levado para Delegacia o veículo passou por uma Perícia, os autores fugiram tomando rumo ignorado.
Do Crime
Em depoimento na 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho a namorada da vítima Karla de Oliveira Rocha de 20 anos, contou ao Delegado plantonista, José Aramis, que por volta das 22h30 do dia 20 de março encontrava-se na companhia de seu namorado Herminegênio o Neném, dentro do Celta branco de placa JGF1329DF, momento em que foram surpreendidos por três homens sendo que dois estavam armados possivelmente um revólver, ela e o namorado foram colocados no banco de traz do carro com um dos acusados, enquanto o outro sentou no banco do carona e o terceiro guiou o carro em direção ao Pólo de Cinema. No trajeto os homens suspeitaram que Herminegênio fosse Policial, no para brisa do carro foi visualizado pelos acusados um adesivo com brasão com verossimilhança ao da Polícia Civil, no porta luvas do carro também foi encontrado por um dos homens uma carteira com brasão e a partir de então Neném passou a ser espancado pelos acusados com coronhadas de revólver e indagavam "vamos cana, aonde esta o ferro" Ao chegarem ao Pólo de Cinema, os três desceram as vitimas revistaram Neném e o veículo em busca de arma seguiram mais a frente desta vez com Neném no porta-malas do Celta a 500m pararam novamente o carro, dois levaram Herminegênio para um local próximo, instante em que Karla ouviu um disparo de arma de fogo, em seguida os dois homens voltaram comentando entre si: "não era para dar um tiro certeiro, você atirou na cabeça, nem deu tempo para eu atirar". Em seguida voltaram com o carro e Karla abandonaram em outro ponto do Pólo de Cinema, com ajuda do vigilante do local onde foi deixada, Karla ligou para a Polícia Militar através do numero 190 posteriormente a equipe do Sargento Erverson Caetano, lotado na ROTAM, localizou o GM-Celta abandonado na área verde entre os conjuntos F/G da Quadra oito o veículo estava aberto, todo revirado e com manchas de sangue no banco traseiro indagando na vizinhança o sargento colheu informação que três homens chegaram no carro, teriam retirado o tampão com auto-falante do mesmo e se dirigiram a uma casa abandonada no conjunto F casa 03 da mesma Quadra teria havido uma discussão no local e em seguida saíram dali a pé deixando o Celta preso a uma tampa de galeria d'água assim como o tampão retirado do Celta.


Criminalista, trabalho concentrado e minucioso projétil encontrado enterrado.


Da perícia
No local onde estava o corpo de Herminegênio, os Peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF, Prefixo T.0136, Perito Cleber, recolheram todos os vestígios possíveis e que ajudaram na elucidação do crime, com uso de um aparelho moderno o projétil que possivelmente teria matado Neném foi encontrado e recolhido pela Perícia este estava enterrado por isso foi preciso o uso da tecnologia por parte dos peritos para localizar o chumbo possivelmente de um revólver, com o término dos serviços da Criminalística o Corpo de Herminegênio foi removido para o IML pelo prefixo rabecão TO224 para exame cadavérico.

Ricardo Yamamoto Delegado-chefe da 13ªDP (Sobradinho) fala à Imprensa.

Terça-Feira, dia 1 de Abril, o Delegado-Chefe da 13ªDP, Sobradinho, Ricardo Yamamoto concedeu uma coletiva á imprensa onde adiantou alguns pontos relacionados às investigações sobre a morte do funcionário do TRT. Durante a entrevista o Delegado disse que as investigações começaram do nada e que a primeira providência foi interrogar Karla, a Polícia também chegou a um usuário de drogas o Delegado não quis revelar o nome dessa pessoa. Segundo o Delegado essa testemunha teria dito para a Polícia que se encontrava no Bar Inferninho localizado na Quadra Central de Sobradinho dia após o crime juntamente com mais alguns conhecidos quando ouviu Julio César Queiroz Cidade o Gamela de 18 anos, comentando com outra pessoa, "você ficou sabendo de um homicídio na sexta feira? Fui Eu, mais fica de boa" a vítima teria uma rixa com o Tio de Júlio César e que Ele teria agido com mais dois comparsas. As digitais encontradas pela Perícia no carro de Neném deram positivas com as de Júlio César e de um menor que teria confessado para a Polícia sua participação no crime, o menor ainda disse que por volta das 20h do dia 20 de março os três se encontraram na Feira da Lua, o menor, Júlio César e Maranhão se reuniram para roubar na feira, mas segundo contou o menor não foi possível por que tinha muitos Policiais no local então rumaram para a Quadra 7 de Sobradinho. Júlio César teria convidado-os para roubar um carro na mesma Quadra em Sobradinho e que lhe daria 1.000,00 reais e que o carro encomendado seria um Golf os três rodaram pela Quadra mais não encontraram o Golf foram até a Quadra 10 na volta para a Quadra sete depararam com o casal dentro do carro, o menor em seu depoimento disse que Júlio César, teria dito, "esse Celta serve", então abordaram o casal. As digitais do menor também foram confirmadas no carro pela Perícia, foi apreendido na quinta-feira dia 27 de março e encaminhado ao (CESAMI) - Centro Sócio-Educativo Amigoniano e teria acusado Julio César de ser o autor do disparo contra o funcionário do TRT. A partir das provas materiais, as digitais encontradas no Celta da vítima, e as testemunhais a Polícia já tinha certeza do envolvimento de Júlio César, o gamela, no Latrocínio. Ainda segundo o Delegado, Júlio César tem mais de nove passagens pela Polícia quando menor e que após a maior idade seria o primeiro crime praticado por Ele. Baseado nas evidências a Polícia pediu a prisão preventiva de Júlio César, que dirigiu o carro da vítima na noite do crime, na casa de Júlio, os Policiais localizaram embaixo da cama o par de tênis visualizado por Karla, enquanto era mantida com a cabeça baixa e que seria a mesma pessoa que guiava o Celta, descrito pela namorada de Herminegênio no seu depoimento, o tênis seria branco e com listas pretas.



A identificação do tênis visualizado pela namorada de Neném ajudou a Polícia.

Era quarta-feira dia 2 de abril por volta das 20h, Júlio César Queiroz Cidade o Gamela, principal acusado de ter atirado contra Herminegênio Rodrigues de Lacerda, 44 anos, em um latrocínio (roubo seguido de morte) no último dia 20 de março por volta das 22h30 após ter abordado o casal dentro do Celta no conjunto B da Quadra 7 e levados para o Pólo de Cinema na companhia de um menor de 16 anos, já apreendido e de um outro indivíduo conhecido apenas como Maranhão que está foragido. Apresentou-se ao Plantão da 13ªDP acompanhado de um Advogado. Júlio César negou ter atirado na vítima apesar de admitir sua participação no crime disse não ter matado ninguém e que teria se apresentado por que leu nos jornais que ele seria o autor da morte de Neném e que estaria sendo caçado. A Polícia Civil agora terá que chegar ao terceiro acusado e descobrir quem dos três foi o autor do tiro que matou Neném, as investigações continuam e o quebra-cabeça continua faltando peças e outras estão mal colocadas, cabe a Polícia juntá-las. Júlio César, após ser ouvido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Especializada (DPE) onde aguardara o pronunciamento do judiciário. Segundo o Código Penal o latrocínio tem pena de 20 a 30 anos de reclusão.




ROTAM 24h de plantão. Diligencias localizaram, corpo e o carro da vitima.



Celta de Neném abandonado após o crime na Quadra 8, Perícia recolheu digitais.
Jornalismo - Rádio Sobradinho FM 98,1 MHz
Fotos, apuração, matéria e texto: Ferreira Santos - Repórter Policial
e-mail: ferreira.107fm@oi.com.br


Sexta-feira movimentada em Planaltina
A cidade de Planaltina teve uma tarde muito movimentada nesta sexta-feira (22/02). Paralela a isso, a PMDF teve atuação destacada na elucidação e apreensão dos autores desses delitos. Um traficante, dois ladrões de ônibus coletivo e um trio de assassinos foram detidos e entregues a tutela judicial. Abaixo, segue cada caso e seu desfecho
I - Traficante é preso com 20 latas de merla
O prefixo 1555 da PMDF comandado pelo Sargento Éverson e composto pelo Cabo Jorge e Soldados Montalvão e Sérgio Reis abordou um ônibus para revista dos passageiros na altura do Km 6 da DF 128 por volta das 19h. Foi preso em flagrante o passageiro Valcimar de Sousa Barbosa, 25 anos, que estava portando 20 latas de merla e um celular de origem duvidosa. Valcimar já tinha passagem por roubo e estava em liberdade condicional. Ele foi conduzido a 16ª DP e autuado por tráfico de entorpecentes.

Traficante detido portando 20 latas de merla



Droga apreendida





II - Assaltantes de coletivo são detidos
Rodrigo Pereira Leite, 29 anos, foi preso na companhia de um menor de 14 anos após assaltar um ônibus coletivo da empresa Rápido Brasília na BR 020 em frente a um posto de gasolina. Eles levaram um MP4, 20 vales transportes e cento e sete reais em dinheiro. Os dois foram detidos na quadra 01 do Mestre D'armas pelo prefixo da ROTAM 1525 da PMDF comandado pelo Sargento Camargo e composto pelos soldados Santos, Martins Silva e Magno que os conduziram até a 16ª DP onde foram reconhecidos pelas vítimas do roubo. Rodrigo foi encaminhado ao DPE onde aguardará decisão judicial enquanto o menor foi levado a DCA.

Assaltante de coletivo detido graças ao excelente trabalho da PMDF





III - Taxista é morto e três, dos quatro autores, foram presos
De acordo com informações dos policiais do prefixo 1527 comandado pelo Sargente Antônio e composta também pelo Cabo Avelino, o taxista Joaquim Paiva Lopes foi solicitado por quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, a realizar uma corrida no fim da tarde desta última quinta-feira (21/02) e não retornou. Na manhã de sexta os policiais encontraram o carro do taxista, um Fiat Palio placa KDT 8718-GO, abandonado à margem da DF 205 Km 65. Por ser um local de difícil acesso os policiais desconfiaram de um casal que pedia carona na estrada e os levou para Planaltina-GO. A mulher que foi apreendida na beira da estrada, ao se aproximar do ponto de táxi onde trabalhava Joaquim, começou a chorar e confessou aos policiais da guarnição que havia ajudado a matar o taxista e apontou o mesmo matagal como escoderijo dos outros assassinos. Roseimeire Dias dos Santos, 31 anos, e Erisvalto da Costa, 18 anos, levaram os policiais ao local onde o corpo do motorista havia sido deixado, à margem da DF-131, quilômetro 14, ponte do Rio Maranhão. Por volta de 17h, a polícia de Goiás encontrou Miguel Gonçalves Zago. Ele foi reconhecido como o terceiro envolvido no caso e estava com cento e quatro reais em dinheiro. A Polícia Civil ainda procura o último integrante do bando. Não foi divulgado como os mesmo mataram o taxista. Há ainda a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Prefixo da PMDF



Carro da vítima



Um dos bandidos que está envolvido na morte do taxista



O outro detido: frieza e maldade





Jornalismo - Rádio Sobradinho FM 98,1 MHz
Ferreira Santos / Edmar Araújo
http://www.sobradinhofm.com.br/

Nenhum comentário: